terça-feira, 26 de maio de 2009

COMBAT L 2009

As duas primeiras Combat L - 09 que chegaram no Brasil

Algumas diferenças:
Espessura do bordo de ataque, a partir da ultima tala, mais fino.
Corda da asa menor em todo o seu comprimento
Pano duplo maior


Na frente o modelo 2008, atrás o modelo 2009. Reparem a diferença no bordo de ataque

Carlinhos Niemeyer

Carlinhos Niemeyer e Nader enroscando na cara da rampa


No meu primeiro voo com a asa, tive a sorte de fazer um Cristo. No segundo voo, 22/05 decolei de Nova Iguaçu e pousei em Coroa Grande. E nos outros dois fiz um voo merreca em Sampaio Correia
Voos:

Pouso na pista de ultraleve de Corroa Grande




Decolagem Leste / NE de Sampaio





Voando em cima da Rampa Norte de Sampaio. As três asas no canto inferior da foto são do Geraldo Nobre, Valença e Alexandre Nunes










domingo, 10 de maio de 2009

Na Terceira Tentativa do Dia 1 Voo Lindo

Após um passeio em Petrópolis na rampa do Parque São Vicente, onde a prova do Super Race foi cancelada por falta de condição, fomos até a rampa da Siméria na esperança de dar uma planada até o pouso oficial. Chegamos a montar a asa quando veio uma camada mais baixa e entubou tudo. Desanimados voltamos para Niterói e ao passar na subida da rampa do Parque da Cidade vimos um parapa alto. Opa! Vamos voar. Decolamos 16:40 e conseguimos dar uma lifitada com direito a ver um por do sol em pleno voo. Foi lindo!

Eu e o Romeo no Pouso oficial de Piratininga


sábado, 7 de fevereiro de 2009

Triângulo FAI em Nova Iguçu

Voo falhado e batalhado até Japerí. Do Tinguá em diante foi escolher seguir para Petrô ou voltar para Nova Iguaçu e fechar o triângulo com ajuda da sustentação monstra das pretonas.











sábado, 31 de janeiro de 2009

10 Asas no Parque da Cidade

Rampa geralmente dominada por parapentes com mais de 10 asas no sábado. E o mais maneiro foi que praticamente todos eram moradores de Niterói. O voo de asa esta crescendo por aqui.





Kakao voltando com força total


Fila para decolagem



Pouso oficial





quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Nova Iguaçu – Xerém

Já saindo para o trabalho recebo uma ligação do Paulo convocando para o voo. Digo que o meu cinto não estava fechando a parte de baixo e que não iria rolar. Mas quando olho o dia e a previsão de chuva pela frente, mudo de idéia rapidinho e parto para Nova Iguaçu. Dia clássico, mas muito cansativo para mim que fiz o voo todo pendurado pelas fivelas do peito e da cintura. Hoje mal consigo andar com dor nas pernas, pés e cia. Mas como sempre valeu.




Antonio, Paulo, eu e Manuelzinho no pouso. O Gilson deu olé e sumiu.

domingo, 11 de janeiro de 2009

PETRÓPOLIS - AEROCLUBE DE NOVA IGUAÇU


Depois de esperar por muito tempo o vento norte dar uma trégua, consegui decolar da rampa do Parque São Vicente e tirar direto para o Aeroclube de Nova Iguaçu, que está em operação novamente para a aviação geral. Logo que pousei o administrador do aeroporto me abordou pedindo carteira de piloto. Segundo as normas do aeroclube, apenas pilotos devidamente habilitados poderão pousar lá sem que o equipamento seja apreendido!!!

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

CAGADA HOMÉRICA

Sábado dia 06 de dezembro, durante a última etapa do Super Race de Asa, fiz duas cagadas que poderiam acabar em uma situação bem complicada. A primeira foi logo na decolagem: corri com o bico alto, a asa tendeu e felizmente consegui corrigir.









A segunda foi na volta do Cristo: com a minha prova tendo estourado o tempo de uma hora a 50 metros antes de bater o pilão do Cristo, resolvo fazer meia volta e seguir para o jóquei, já que estava meio baixo. Mas a asa rendia muito com o vento empurrando. Com o sangue ainda quente da prova tomo uma decisão completamente errada. Ignoro a segurança do jóquei e cruzo a Rocinha no seu ponto mais baixo. Só lembro olhar para o lado e ver uma antena na altura da minha ponta da asa. Caramba!! Passei, mas caí no rotor e a asa começou a tomar pancadas para todos os lados. Pensei que não iria chegar à praia e me preparei para arborizar, mas consegui alguma sustentação até garantir o Gávea Golf e de lá estiquei até a orla e pousei com segurança. Ufa!! O final de semana serviu para rever os meus limites.
Detalhes do vôo:







segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Exposição de Asa Delta no Colégio Alfa Cem

Mantendo a tradição de apoio aos esportes, o Colégio Alfa Cem de Jacarepaguá, promoveu uma exposição de asa delta. O aluno João Pedro, o voador de asa mais novo do Brasil, montou seu equipamento na quadra da escola, e no horário do recreio os estudantes puderam tirar todas as duvidas que tinham em relação ao esporte.

O João Pedro começou a voar com 14 anos e em pouco tempo já está com mais de 50 vôos.
Esse vai ser campeão!!













sábado, 25 de outubro de 2008

Petrópolis–Seropédica–Barra

O vôo foi batalhado e logo na saída achei que fosse acabar no mandiocal, mas comecei a evoluir numa fraquinha e fui puxando em direção ao Tinguá. Entre o Tinguá e um morro em forma de barbatana coloquei na base de uma nuvem que mostrava o caminho de um cloud street na direção exata de São Conrado, mas o vôo planejado com o Gilson era tentar chegar em Itacuruça e pousar na praia em frente a casa do Pedrão Espartifador. Fiquei na duvida e decidi tocar para frente já que o vôo poderia ser maior e render mais uns pontinhos, hahaha!!!! Cheguei no Tinguá meio baixo e os pousos começaram a ficar pequenos e escassos, além do planeio da asa ficar meio podre com o rotor de vento N que eu enfrentava. De piriri em piriri fui contornado a montanha até garantir o pouso oficial de Japeri que já ficava pequeno com a última térmica que eu tinha engatado. Olhei na direção da Faculdade Rural e parti com tudo na expectativa de pegar uma térmica a favor do vento. Essa térmica demorou a chegar e quando eu estava a uns 4km da Rural avistei uns amigos urubus que me birutaram uma e me colocaram no vôo de novo. Mas comecei a perceber que o SO havia entrado rasgando para o lado de Itaguaí, então conversando com o Enio pelo radio, que me deu a maior força durante o vôo inteiro, decido tirar em direção a Nova Iguaçu, aonde cheguei no pouso oficial a uns 300mts abrindo o cinto para pousar. O lugar é mágico!!!! De piriri em piriri engatei no vôo novamente e coloquei na nuvem já derivando para o lado de Bangu e tirando direto para Barra com a proa do Rio-2. Passei alto no clube Céu e comecei a agradecer e refletir como voar é tão bom. Obrigado amigos do vôo!!!, Obrigado Vida!!!! Obrigado Asa!!!! puxei até a praia onde joguei na caudal do vento para relaxar e pousar. O GPS dizia que tinha um vento caudal de 25km/h perfeito para o pouso, mas quando faço a curva para pousar.... opa!!!! Cadê o vento de frente? Acho que era uma zona de transição e o faroeste estava dominando a região. Acabei indo reto com esperança de achar aquela lestada, o que não aconteceu. Após efeito barraca de praia, vara de pescar e alguns gritos, pousei sem comer areia e sem acertar ninguém.

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Últimos preparos para o décimo vôo na asa




Rindo sem parar!!!





quarta-feira, 15 de outubro de 2008

ETAPA CARIOCA EM CARMO DO RIO CLARO

Serra da Tormenta ao Fundo




Geraldo e Octavio voaram em Carmo do Rio Claro pela primeira vez


Max na aproximação final com sua Combat L 12/2008. A primeira no Brasil



Pouso Gigante




Campeões da Etapa





sexta-feira, 26 de setembro de 2008

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

FAROFA NO PARQUE DA CIDADE

Ontem o NO entrou firme no Parque da Cidade e antes de ir para o trabalho dei uma passada por lá com a certeza de encontrar o Romeo. Dito e feito, já estava prontinho desde as 9:00 e por lá ficou voando por 4 horinhas!!! Também voou o Alexandre que conheci neste dia.














quarta-feira, 27 de agosto de 2008

A Saga da Esplanada

Em 2007 fui para Brasília pela primeira vez, sonho de qualquer voador de asa delta, mas o vento soprou forte durante quatro dias e me fez voltar um pouco frustrado. Esse ano fui com dois objetivos: voar por 5 dias seguidos, coisa que nunca tinha conseguido, e chegar voando na Esplanada dos Ministérios quebrando meu recorde pessoal de distância livre.




Nos dois primeiros dias caí em Sobradinho












Terceiro dia








Parecia que tínhamos combinado o uniforme mas foi pura coincidência





Quarto Dia








Quinto Dia:

Acordei cabeçudo com o vôo do dia anterior , olhei para o céu e já pude ver algumas formações. Nossa, o dia prometia. O campeonato já tinha acabado mas na rampa tinha uma galera: Eu, Nito, Manuelzinho, Alexandre, Glauco, Haroldão e Tiago. A condição estava clássica, mas acabei dando uma capengada na cachoeira do Itiquira e merrequei por lá mesmo.