quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
Nova Iguaçu – Xerém
Já saindo para o trabalho recebo uma ligação do Paulo convocando para o voo. Digo que o meu cinto não estava fechando a parte de baixo e que não iria rolar. Mas quando olho o dia e a previsão de chuva pela frente, mudo de idéia rapidinho e parto para Nova Iguaçu. Dia clássico, mas muito cansativo para mim que fiz o voo todo pendurado pelas fivelas do peito e da cintura. Hoje mal consigo andar com dor nas pernas, pés e cia. Mas como sempre valeu.

domingo, 11 de janeiro de 2009
PETRÓPOLIS - AEROCLUBE DE NOVA IGUAÇU

Depois de esperar por muito tempo o vento norte dar uma trégua, consegui decolar da rampa do Parque São Vicente e tirar direto para o Aeroclube de Nova Iguaçu, que está em operação novamente para a aviação geral. Logo que pousei o administrador do aeroporto me abordou pedindo carteira de piloto. Segundo as normas do aeroclube, apenas pilotos devidamente habilitados poderão pousar lá sem que o equipamento seja apreendido!!!
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
CAGADA HOMÉRICA
Sábado dia 06 de dezembro, durante a última etapa do Super Race de Asa, fiz duas cagadas que poderiam acabar em uma situação bem complicada. A primeira foi logo na decolagem: corri com o bico alto, a asa tendeu e felizmente consegui corrigir.





A segunda foi na volta do Cristo: com a minha prova tendo estourado o tempo de uma hora a 50 metros antes de bater o pilão do Cristo, resolvo fazer meia volta e seguir para o jóquei, já que estava meio baixo. Mas a asa rendia muito com o vento empurrando. Com o sangue ainda quente da prova tomo uma decisão completamente errada. Ignoro a segurança do jóquei e cruzo a Rocinha no seu ponto mais baixo. Só lembro olhar para o lado e ver uma antena na altura da minha ponta da asa. Caramba!! Passei, mas caí no rotor e a asa começou a tomar pancadas para todos os lados. Pensei que não iria chegar à praia e me preparei para arborizar, mas consegui alguma sustentação até garantir o Gávea Golf e de lá estiquei até a orla e pousei com segurança. Ufa!! O final de semana serviu para rever os meus limites.
A segunda foi na volta do Cristo: com a minha prova tendo estourado o tempo de uma hora a 50 metros antes de bater o pilão do Cristo, resolvo fazer meia volta e seguir para o jóquei, já que estava meio baixo. Mas a asa rendia muito com o vento empurrando. Com o sangue ainda quente da prova tomo uma decisão completamente errada. Ignoro a segurança do jóquei e cruzo a Rocinha no seu ponto mais baixo. Só lembro olhar para o lado e ver uma antena na altura da minha ponta da asa. Caramba!! Passei, mas caí no rotor e a asa começou a tomar pancadas para todos os lados. Pensei que não iria chegar à praia e me preparei para arborizar, mas consegui alguma sustentação até garantir o Gávea Golf e de lá estiquei até a orla e pousei com segurança. Ufa!! O final de semana serviu para rever os meus limites.
Detalhes do vôo:
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Exposição de Asa Delta no Colégio Alfa Cem
Mantendo a tradição de apoio aos esportes, o Colégio Alfa Cem de Jacarepaguá, promoveu uma exposição de asa delta. O aluno João Pedro, o voador de asa mais novo do Brasil, montou seu equipamento na quadra da escola, e no horário do recreio os estudantes puderam tirar todas as duvidas que tinham em relação ao esporte.
sábado, 25 de outubro de 2008
Petrópolis–Seropédica–Barra
O vôo foi batalhado e logo na saída achei que fosse acabar no mandiocal, mas comecei a evoluir numa fraquinha e fui puxando em direção ao Tinguá. Entre o Tinguá e um morro em forma de barbatana coloquei na base de uma nuvem que mostrava o caminho de um cloud street na direção exata de São Conrado, mas o vôo planejado com o Gilson era tentar chegar em Itacuruça e pousar na praia em frente a casa do Pedrão Espartifador. Fiquei na duvida e decidi tocar para frente já que o vôo poderia ser maior e render mais uns pontinhos, hahaha!!!! Cheguei no Tinguá meio baixo e os pousos começaram a ficar pequenos e escassos, além do planeio da asa ficar meio podre com o rotor de vento N que eu enfrentava. De piriri em piriri fui contornado a montanha até garantir o pouso oficial de Japeri que já ficava pequeno com a última térmica que eu tinha engatado. Olhei na direção da Faculdade Rural e parti com tudo na expectativa de pegar uma térmica a favor do vento. Essa térmica demorou a chegar e quando eu estava a uns 4km da Rural avistei uns amigos urubus que me birutaram uma e me colocaram no vôo de novo. Mas comecei a perceber que o SO havia entrado rasgando para o lado de Itaguaí, então conversando com o Enio pelo radio, que me deu a maior força durante o vôo inteiro, decido tirar em direção a Nova Iguaçu, aonde cheguei no pouso oficial a uns 300mts abrindo o cinto para pousar. O lugar é mágico!!!! De piriri em piriri engatei no vôo novamente e coloquei na nuvem já derivando para o lado de Bangu e tirando direto para Barra com a proa do Rio-2. Passei alto no clube Céu e comecei a agradecer e refletir como voar é tão bom. Obrigado amigos do vôo!!!, Obrigado Vida!!!! Obrigado Asa!!!! puxei até a praia onde joguei na caudal do vento para relaxar e pousar. O GPS dizia que tinha um vento caudal de 25km/h perfeito para o pouso, mas quando faço a curva para pousar.... opa!!!! Cadê o vento de frente? Acho que era uma zona de transição e o faroeste estava dominando a região. Acabei indo reto com esperança de achar aquela lestada, o que não aconteceu. Após efeito barraca de praia, vara de pescar e alguns gritos, pousei sem comer areia e sem acertar ninguém.
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quarta-feira, 15 de outubro de 2008
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
sexta-feira, 5 de setembro de 2008
FAROFA NO PARQUE DA CIDADE
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
A Saga da Esplanada
Em 2007 fui para Brasília pela primeira vez, sonho de qualquer voador de asa delta, mas o vento soprou forte durante quatro dias e me fez voltar um pouco frustrado. Esse ano fui com dois objetivos: voar por 5 dias seguidos, coisa que nunca tinha conseguido, e chegar voando na Esplanada dos Ministérios quebrando meu recorde pessoal de distância livre.


Nos dois primeiros dias caí em Sobradinho
Terceiro dia
Quarto Dia
Quinto Dia:
Acordei cabeçudo com o vôo do dia anterior , olhei para o céu e já pude ver algumas formações. Nossa, o dia prometia. O campeonato já tinha acabado mas na rampa tinha uma galera: Eu, Nito, Manuelzinho, Alexandre, Glauco, Haroldão e Tiago. A condição estava clássica, mas acabei dando uma capengada na cachoeira do Itiquira e merrequei por lá mesmo.



domingo, 6 de julho de 2008
Rampa Cheia em Nova Iguaçu
terça-feira, 3 de junho de 2008
Etapa Porciúncula 2008
Etapa com poucos participantes mas confraternização total entre os pilotos. Foram três dias de vôos com muitos fazendo gol pela primeira vez. Alegria total!




Tiago Worcman
Ronaldo Pena
Duda dando aquela força para o Flavinho
Casal Salame

Entrega de prêmios
Rafael Paixão garantiu seu lugar no pódio mesmo tendo marcado a pontuação mínima no primeiro dia devido a seu atrasado para a competição. Tiago Salame mostrou que vai dar trabalho para os mais antigos e só não conseguiu superar o experiente Bebe que levou o caneco de primeiro lugar na categoria intermediaria
Entrega de prêmios
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