quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

A estória do Romeo

Após fazer uma coletânea , o piloto de Niterói Romeo, produziu um vídeo muito interessante de sua estória no vôo livre.


terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Etapa Final em São Conrado

A última etapa do campeonato carioca de asa rolou nos dias 8 e 9 de dezembro. Foi um sucesso total. O Haroldo está de parabéns pela organização e realização do evento que, com ajuda dos voluntários, foi um sucesso total.


Rampa em pleno sábado tomada apenas por asas de vôo solo

Pousos
Sequência de aproximação e pouso de Ronaldo Pena







Campeões da Etapa: Enio, Mario e Carlos Augusto
Com esse resultado os pilotos Mario e Enio sobem para elite do vôo livre carioca. Agora vão fazer parte da categoria principal. Boa sorte!

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Pouso na Mosca

Neste vídeo podemos perceber vários estilos diferentes para aproximação e pouso na mosca. Caso a precisão do pouso valha alguma coisa na etapa final em São Conrado, esse vídeo pode ajudar em alguma coisa.



terça-feira, 13 de novembro de 2007

Classificados para Etapa Final em São Conrado

Abaixo segue os quatro pilotos da categoria intermediário que se classificaram para disputar a etapa final do campeonato carioca de asa delta com os 16 pilotos da categoria principal . Com a pontuação conseguida pelo Enio e Mario ao decorrer das etapas já está praticamente certa a subida dos dois para a categoria principal, visto que o campeão e o vice sempre passam a integrar a categoria principal. Só resta saber qual sai com o caneco de campeão. O Enio se mostrou mais regular nas provas durante o ano, mas o Mario costuma dar uns vôos muito bons e tem a fama de colocar a asa onde bem entende, isto é, pousa em qualquer buraquinho. Se rolar pouso na mosca como pontuação, a disputa vai ficar boa.


1 - Enio dos Santos


2 - Luiz Mario Ferreira

3 - Ronaldo Penna


4 - Giovani Tagliari

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Etapa Carmo do Rio Claro

A condição parecia desfavorável nos três dias de prova , mas Carmo do Rio Claro surpreendeu a todos que prestigiaram a etapa.
No primeiro dia, das 24 asas que decolaram, 19 fizeram gol com o céu quase que 100% cirrado. Nesse dia tivemos muitos pilotos completando uma prova pela primeira vez. Foi só alegria no gol.

Mário e Enio. Os dois saíram da etapa com uma diferença de pontos ainda menor.
135 pontos de vantagem para o Enio na disputa final de São Conrado.


Carlinhos de Nova Iguaçu dando cabo para a galera na decolagem. Ele adorou o campeonato e prometeu participar de mais etapas em 2008.

Ronaldo de Souza


Paulo analisa a condição à esquerda da rampa onde jogou após decolar pegando um canhão e birutando a térmica para os que decolaram atrás.
















segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Morrinho do Jóquei Clube

Após meses sem rolar uma condição boa para voar até o Cristo, dia 30/09/07 fomos presenteados por uma farofa total em pleno domingo. Mesmo com a condição clássica, quase fiquei no jóquei antes de chegar na estátua, mas fui salvo por uma térmica em cima do famoso morrinho que tem atrás do jóquei.

Esse foi o morrinho que salvou o meu vôo quando já estava a 270 mt.











quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Rota do Recorde

Depois que o Gilson pousou no estado de São Paulo decolando de Nova Iguaçu, foi criada uma nova rota que acabou se tornando a rota do recorde carioca de distância em uma asa delta. O recorde foi batido por Geraldo Nobre voando 158,7 km, marca que até hoje ninguém conseguiu superar. Isso me despertou o interesse em tentar a travessia da Serra das Araras sem nenhuma pretensão em quebrar o recorde. Chegando perto da travessia os pousos ficam muito restritos e tem que estar alto para conseguir pular a serra. Não consegui desta vez mas outras oportunidades virão.
Detalhes do vôo de 14/09/07 em :
http://www.ciclone.com.br/modules.php?name=leonardo&op=show_flight&flightID=3898









Nesse dia o Gilson me deu um olé em cima do pedágio da Dutra e sumiu. Fui saber mais tarde que tinha abandonado a rota combinada e seguiu até Portobelo. Uma triangulação de peso!!!!!








quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Teto de 2400mt em Nova Iguaçu

Dia 12/09/07 rolou uma condição mágica em Nova Iguaçu. Para uma quarta-feira a rampa estava cheia : Eu, Zé Paulo, Gilson, Mario Japerí, Rafael, Alexandre e um outro voador local que eu não sei o nome. Decolamos com o leste querendo entrar e quando chegamos na reta de Piranema a condição explodiu!!! O teto bateu na casa dos 2400. Dali para frente foi só alegria com direito a um visual lindo e algumas sacudidas boas. Resultado: Gilson, Zé Paulo e Mario em Portobelo, Rafa em Mangaratiba(amarradão), eu agarrado na parte interna da cordilheira de Coroa Grande / Itacuruçá e o Alexandre na reta de Piranema.

Enroscando em cima da faculdade Rural onde o teto bateu 2300


Deixando Itaguaí para trás


O GPS dizia que eu chegava em Mangaratiba, mas essa cordilheira atrapalhou!




domingo, 9 de setembro de 2007

Feriadão de 7 de setembro

No feriado de sete de setembro, eu Gilson e Zé Paulo fomos conferir o vôo em Miguel Pereira. Um amigo nosso havia informado que tinha uma galera local voando por lá. Mas quando chegamos perto da rampa nos deparamos com um portão cheio de cadeados. O dono do terreno mandou trancar o acesso à rampa e só as empresas que fazem a manutenção das antenas tem autorização para subir. Para não perder o dia de vôo partimos para Japerí mas o vento estava lateral e para completar o Octavio Fiães, que veio voando de Petrópolis, passou pela nossa cabeça para tristeza geral. Acabamos resgatando o comandante.



Sábado não pude voar mas domingo decolei de Nova Iguaçu e pousei dentro da Nuclep.
http://www.ciclone.com.br/modules.php?name=leonardo&op=show_flight&flightID=3720
Assim que atingi a cordilheira externa de Itaguaí o sudoeste entrou rasgando e me derrubou na hora. Sempre me falaram para não pousar dentro da Nuclep já que a burocracia para sair lá de dentro seria grande. Mas não tive escolha e logo fui cercado por dois seguranças armados. Para minha surpresa fui muito bem recepcionado com direito a lanche e tudo.







segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Voador Flex Power

Mais um voador de asa, agora um de peso, se rende à praticidade do vôo de parapente.Flavio Guimarães, mais conhecido como Pecce, decola com o seu novo brinquedo na rampa norte do Parque da Cidade em Niterói. Agora vai poder escolher o equipamento que vai utilizar dependendo da condição do dia. Só não abandone o vôo de asa !












sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Decolando da varanda em São Conrado

http://www.youtube.com/watch?v=tgWIdpegfuc

Ah, vale lembrar que essa asa delta é radio controlada a distância e o piloto voa olhando para uma tela e não para o modelo. Vôo RTV

domingo, 19 de agosto de 2007

Curiosidade no Mundial de Asa Delta

Das 109 asas que voaram no mundial de 2007, 56 eram da Moyes (Litespeed S e Rs), 23 da Aeros (Combat L), 19 Wills Wing (T2), 8 da Icaro (Icaro Zero8) e 3 da AirBorne (C4).
Entre os 20 primeiros colocados temos 15 Moyes, 3 Aeros, 1 Icaro e 1 Wills Wing.
Entre os 10 Primeiros temos 6 Moyes, 3 Aeros e 1 Icaro.
Entre os 5 primeiros 3 Moyes, 1 Aeros e 1 Icaro.





terça-feira, 14 de agosto de 2007

Turismo em Brasília

Achei que fosse ter o prazer de dar o meu vôo n* 200 no Vale do Paranã e ainda voar por quatro dias consecutivos, mas a mãe natureza não permitiu nada disso e tive que ficar com os pés no chão esperando a próxima oportunidade. Foram quatro dias de vento muito forte na rampa sem condição para decolar.



Giovani, Enio, Gilson, Rodrigo e Enildo

O Gilson, Enio e Rodrigo voaram nos dias anteriores e todos chegaram na esplanada pelo menos um dia. O Enio postou seu vôo no XC-Brasil : http://ciclone.com.br/modules.php?name=leonardo&op=show_flight&flightID=3275









Já que não rolou vôo fomos para cachoeira dar uma lavada na alma




Salto do Itiquira










Vento, vento e mais vento

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Brasil no Mundial 2007

O piloto Octavio Fiães criou um blog para divulgar a participação do Brasil no mundial de asa delta. Vale dar uma conferida.
http://www.brasilnomundial.blogspot.com/

terça-feira, 31 de julho de 2007

CAMBUQUIRA - 2007

A previsão do tempo para o final de semana não era nada favorável , mas surpreendeu a todos que acreditaram e foram conferir de perto.
Tivemos o primeiro dia de competição com condição fraca não colaborando muito para a evolução do vôo dos participantes da categoria intermediaria. Nenhum participante da categoria conseguiu voar mais do que a distância mínima. Com esse resultado todos ficaram empatados. Já no segundo dia o céu estava lindo, todo formado, mas o vento lateral não deu trégua impossibilitando a realização da prova escolhida para o dia. Se a rampa virada para a face sul, que está sendo construída, estivesse pronta poderíamos decolar tranqüilamente.



Valença, Enio, Giovani, Luiz Felipe e Pedro




Octavio dando aquela atenção especial de sempre para o Luiz Felipe que participou pela primeira vez de um campeonato.




Luiz Felipe vindo para o pouso em uma chapadinha.





Rampa sul.



O desempate da categoria levou em conta a distância percorrida em direção ao primeiro pilão. O piloto Bebé foi o que voou mais longe com uma marca de 2,8 km e o restante dos participantes ficaram com diferença de poucos metros em relação ao primeiro colocado.

1º Carlos Alberto de Oliveira - Laminar
2º Pedro Moises Araujo - Aeros Combat L
3º Giovani Tagliari - Moyes Litespeed S
4º Luiz Felipe Durso - Moyes Litespeed
5º Enio Wilson dos Santos - Wills Wing T2






Giro de 360 graus na rampa norte de Cambuquira.

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Sergio Romeo

Romeo, um dos voadores mais ativos de Niterói, que andava meio sumido está de volta. Neste domingo, 22 de Julho, tive o prazer de vê-lo com sua asa em Charitas no meio de dezenas de parapentes. Que bom! Vamos voltar à ativa, você estava fazendo falta no céu fluminense.

terça-feira, 10 de julho de 2007

Ranking Carioca Intermediário

Após cinco etapas a classificação não para de sofrer alterações. O piloto Enio voltou a liderar a categoria com uma diferença de 364 pontos para o segundo colocado Luiz Mario. A surpresa da categoria vem sendo o piloto Carlos Augusto que andava meio devagar no vôo mas com uma boa atuação nas duas ultimas etapas pulou do décimo para o terceiro lugar no ranking e promete dar muito trabalho para os dois primeiros colocados. Já eu e Ronaldo estamos bem próximos com apenas dois pontos de diferença. Rafael Pena, mesmo sem comparecer na etapa de Itamonte segue bem próximo do bolo seguido pelo Roberval.

Ranking Carioca Intermediário -
1- Enio Wilson – 3007
2- Luiz Mário – 2643
3- Carlos Augusto - 2364
4- Giovani Tagliari – 2109
5- Ronaldo de Sousa – 2107
6- Rafael Pena – 1828
7- Roberto Amaral – 1441
8- Marcelo Sadia -1423
9- Carlos Alberto de Oliveira (Bebe’) – 1294
10- Maurício Herculano – 1061

Etapa Itamonte



Treze pilotos da categoria intermediaria compareceram a Itamonte. O local não é dos melhores em relação a pousos, mas em compensação o visual da rampa é nota dez. Logo abaixo da decolagem as opções de pouso são restritas, mas depois do primeiro dia agente se ambienta e acredita mais na condição que apesar de estar um pouco turbulenta permitia ganhar alguma altura para chegar em áreas mais planas. Como aprendizado foi excelente, já que o meu conceito de pouso mudou radicalmente após essa etapa. Chapada definitivamente é pouso!



Allan Morrison





Nito na aproximação final








Molecada sempre disposta a ajudar.


Rampa lotada com mais de 50 asas


Manuelzinho relaxando antes da decolagem com o visual das Prateleiras ao fundo



Zezinho, eu, Nito, Mario Japeri e o professor Fabio Nunes que pousou no topo daquela montanha a esquerda da foto. Isso sim é uma verdadeira chapada.



Confirmando a disputadíssima categoria, os resultados ficaram em aberto até o terceiro dia de provas. Os pilotos Mario e Ronaldo queimaram o start no primeiro dia da competição e acabaram prejudicados na pontuação final. Já o novo participante da categoria, Pedro Moises, deu altos vôos mas ficou um pouco perdido com o GPS e acabou perdendo pontos também. A revelação do campeonato foi o piloto Carlos Augusto que andava meio sumido mas desde Porciúncula tem mostrado as garras e vem subindo varias posições no ranking com apenas duas etapas disputadas.

Classificação após três dias de provas

1- Carlos Augusto – 1546 pts
2- Enio Wilson – 1239 pts
3- Giovani Tagliari – 916 pts
4- Pedro Moises – 907 pts
5- Luis Mario – 793 pts
6- Ronaldo de Souza – 703 pts
7- Albino Lopes – 552 pts
8- Tiago Worcman – 514 pts
9- Alexandre Pinho – 500 pts
10- José Manuel – 479 pts